Medo de dirigirConquistar a primeira habilitação é um sonho de grande parte dos jovens brasileiros. Mas, muitas vezes, o medo de dirigir e de não passar no exame prático de direção prejudicam o desempenho dos candidatos, mesmo dos mais preparados. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou o projeto “Galera, passei!”, que aproxima a autarquia dos futuros motoristas, desmistifica os testes e ajuda a superar a ansiedade.

“Não se trata de dar dicas de como passar no exame, mas de trabalhar formas de controlar o medo e o nervosismo. Dirigir exige habilidade e tranquilidade, não só para fazer o teste do Detran, mas no dia a dia”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Ele alerta para o número de situações de agressão, desatenção e violência vistas no trânsito e que poderiam ser evitadas. “O estado mental do motorista, avaliado durante todas as etapas para primeira habilitação, é tão importante quanto seu conhecimento prático e teórico e vale para toda vida”, disse Traad.

Por meio do projeto, os candidatos participam de uma palestra e assistem a vídeos sobre ansiedade, depoimentos de funcionários e examinadores do Departamento sobre como funciona o exame prático de direção e quais sãos seus objetivos. A duração é de 40 minutos e a participação é gratuita, agendada via autoescola ou diretamente na unidade do Detran mais próxima.

A programação é toda transmitida via teleconferência, pelas telessalas da Escola Pública de Trânsito. Atualmente, 31 municípios do interior do Estado, dos 60 que possuem telessalas, já participam do projeto. Em Curitiba, as palestras devem começar na segunda quinzena de julho e, gradativamente, serem estendidas às demais unidades até o final do ano.

Em um mês, 700 candidatos à primeira habilitação já foram orientados. “Quando você deixa que o emocional atrapalhe a habilidade de dirigir, vai comprometer seu desempenho como condutor e, logo, o resultado do exame. A expectativa e ansiedade precisam ser controladas. Durante o processo de avaliação o candidato vai demonstrar não só o que aprendeu na autoescola, mas que consegue dirigir de forma responsável nas ruas”, conta o examinador do Detran, Candido Relfid Rodrigues.

Primeira habilitação

Apenas no ano passado, 187.012 condutores conquistaram a primeira habilitação no Paraná – 96.110 homens e 90.902 mulheres. Entre eles, 119.490 novos motoristas tinham idade entre 18 e 24 anos. As cinco cidades que mais habilitaram motoristas em 2014 fora, Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.

Com informações da Assessoria de Comunicação