parafusosSeja simplesmente pela beleza e possibilidades de novos desenhos, seja pelas vantagens que trazem aos veículos, como a redução de peso, muitos motoristas optam por substitui suas rodas originais de ferro pelas rodas de liga leve.

Mas, além de obedecer questões como o tamanho ideal das rodas para cada modelo, é preciso estar atento para um detalhe que faz muita diferença: os parafusos. Muitos talvez não saibam, mas os parafusos das rodas de liga leve e as de aço são diferentes. “A roda estampada em aço é fina, então o parafuso é normal. Na roda de liga leve, de alumínio, que é mais fraco. Para ela ser segura, ela tem uma espessura maior”, explica Pedro Scopino, diretor do Sindicato dos Mecânicos de São Paulo, o Sindirepa-SP. E essa diferença, de acordo com Scopino, é bem grande.

Enquanto a roda de ferro tem cerca de 3 milímetros de espessura, as de liga precisam ter quase 10 milímetros, para que possam suportar toda a carga aplicada nelas. “Os parafusos são mais compridos que os de ferro, que são quase um centímetro menores”. Dessa forma, um parafuso não pode ser usado no outro tipo de roda.

No caso dos parafusos para rodas de aço, quando usados em um jogo de rodas de liga, eles não irão fixá-las da forma correta no veículo. Já no caso das rodas de aço, o parafuso maior das rodas de liga leve pode danificar o freio traseiro.

E esse pode ser um grande perigo para o condutor. Muitos dos motoristas que procuram rodas de liga leve pensam na beleza, mas esquecem da segurança, especialmente na hora em que precisam usar o estepe, observa Scopino. “Eles não pensam em estepe. Colocam quatro rodas de liga, lindas, no carro. Mas se furou um pneu traseiro, e for botar o estepe de aço com parafusos de liga, vai estourar o freio daquela roda assim que o carro andar”, alerta. O carro ainda contará com freio na outra roda, mas o sistema já estará comprometido. O ideal é comprar também uma roda de liga para o estepe, ou então lembrar de carregar os parafusos para a de ferro sobressalente.

Fonte: Terra.com.br