Mensagens no celular ao volante
Os celulares acabaram fazendo parte de nossas vidas. É comum vermos pessoas o tempo inteiro com um celular nas mãos, mesmo quando estão dirigindo. Apesar de as leis de trânsito alertarem para os riscos do uso de aparelhos celular ao volante, muitas pessoas simplesmente não conseguem largá-los por um segundo, o que pode acabar desviando a atenção do trânsito, resultando em possíveis acidentes.

O governo da Irlanda instituiu nesta semana novas leis mais rígidas para os motoristas que forem flagrados lendo mensagens de texto enquanto dirigem. Será aplicada uma multa de mil euros e serão obrigados a se explicarem juridicamente. Os reincidentes, por sua vez, não serão aliviados. O motorista que for pego lendo mensagens pela segunda vez, ao volante, receberá uma multa ainda maior de 2 mil euros, e, dependendo do caso, poderá pegar prisão de até três anos.

E se você acha que realizar chamadas usando oviva-voz do seu celular não tem problema, as novas leis mais rígidas também punem os motoristas que usarem esse recurso enquanto dirigem, exceto, no uso do sistema de ativação por voz.

De acordo com Conor Faughnan, diretor da Associação do Automóvel da Irlanda, essas novas regras estão entre as mais rígidas da Europa e visam, especialmente, garantir a segurança no trânsito, seja para motoristas ou para pedestres.

Já imaginaram se as leis brasileiras também sigam este caminho? Afinal, pesquisas realizadas mostraram que uma pessoa usando um celular ao volante pode ser tão perigosa quanto uma pessoa dirigindo alcoolizada.

Fonte: Tudocelular.com