Comunicar acidente a seguradora

Sofrer ou causar uma batida no trânsito não é nada agradável. Imprevistos assim causam uma série de transtornos a todos os envolvidos. Apesar dos acidentes serem tão frequentes nas grandes metrópoles, poucos realmente sabem como agir quando são vítimas ou causadores de um acidente, mesmo possuindo cobertura de uma seguradora.

Pieter Lekkerkerk, sócio diretor da corretora on-line EscolherSeguro, explica que a melhor maneira de resolver essa situação é manter a calma, pois uma discussão para saber quem é o verdadeiro culpado não solucionará o problema e até mesmo pode agravar o acontecimento. “ Se o condutor tem consciência de que causou o acidente, o melhor a fazer é pedir desculpas imediatamente e se mostre solicito com o terceiro”, complementa.

A fim de evitar mais contratempos, o executivo preparou cinco dicas para os condutores não terem complicação ao registrar o sinistro e obter resposta positiva da seguradora para o reparo do veículo:

Não minta e atente-se aos detalhes

Em primeiro lugar, durante a contratação do seguro é fundamental que o contratante forneça informações corretas. Segundo Pieter, será no momento da investigação do sinistro que a seguradora verificará a veracidade dos dados da apólice. “ Por exemplo, se for comprovado que o filho de 19 anos dirigia no momento do sinistro e ele não está coberto, a seguradora está no direito de recusar o pagamento do sinistro”, argumenta. Lekkerkerk também esclarece que é muito importante controlar o trabalho do corretor antes de assinar qualquer proposta, pois um dado preenchido incorretamente pode significar a negativa de um sinistro. “ Seguro é um produto que tem muito detalhe e nós sabemos por experiência que é fácil algum erro acabar na apólice”, complementa.

Anote todos os dados

Após uma eventual colisão, colete todas as informações do automóvel envolvido (placa, modelo, marca e cor do veículo) e troque contatos com o terceiro. Também é interessante registrar com fotos as circunstâncias do acidente. “ Assim, é melhor para identificar os carros envolvidos e a posição deles após a batida. A remoção rápida dos veículos para liberar o trânsito praticada pela CET pode dificultar a atribuição de responsabilidade mais tarde”, acrescenta.

Registre um B.O.

Caso haja feridos, chame a polícia para execução de Boletim de Ocorrência no local e realização de primeiros socorros da vítima. Se não houver pessoas machucadas é mais recomendado que os envolvidos se dirijam ao Distrito Policial mais próximo. “ É interessante que ambos façam o registro do B.O. juntos, pois dessa maneira são evitadas divergências entre as versões do ocorrido”, afirma o sócio da EscolherSeguro.

Mantenha sua CNH válida

As condições gerais das seguradoras estipulam que o veículo segurado tem que ser conduzido por uma pessoa devidamente habilitada, o que não é o caso de quem tem a carteira vencida ou apreendida. “ Isso não necessariamente é aplicado sem exceções, mas nesse caso prevenir é infinitamente melhor do que arriscar”, explica o executivo.

Prefira oficinas credenciadas pelas seguradoras

O mais indicado é realizar o conserto do veículo em estabelecimentos credenciados pela seguradora, já que a empresa se responsabiliza pelo fornecimento das autopeças. “ A chance de uma oficina parceira ficar sem material para finalizar o reparo será bem menor em relação a qualquer outro local. Com isso, o prazo do conserto certamente será cumprido”, garante. Além disso, algumas seguradoras oferecem desconto na franquia ou carro reserva gratuito a fim de estimular a utilização dos serviços das oficinas parceiras. “Isso pode se tornar uma boa vantagem para os segurados”, avalia Lekkerkerk. “ Se o seu carro ainda está na garantia, você também tem a opção de realizar o conserto pela concessionária, isso não dá desconto na franquia ou carro reserva, mas evita eventuais problemas com a garantia”, finaliza.

Fonte: Portal Nacional de Seguros