sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

-SIMULADOR DE DIREÇÃO AGORA É OBRIGATÓRIO ANTES DAS AULAS PRÁTICAS.

Candidatos a categoria B passarão por simulador

Entrou em vigor nesta terça-feira, a obrigatoriedade do uso de um simulador de direção antes das aulas práticas nas autoescolas. A nova regra, prevista no Conselho Nacional de Trânsito, exige que os alunos que pretendem ter a carteira na categoria B tenham cinco horas de treinamento com o simulador antes de irem às ruas. De acordo com o conselho, o uso do equipamento vai complementar a formação dos condutores, permitindo sua exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor.

Um estudo feito na National Center Injury, nos Estados Unidos, mostra que o simulador pode reduzir até à metade o número de acidentes nos primeiros 24 meses de habilitação. 

No Brasil, o protótipo do modelo ideal de simulador de direção foi desenvolvido a partir de estudos feitos na Universidade Federal de Santa Catarina. Os estudos comprovaram que os caminhoneiros que tiveram aulas com o uso do simulador provocaram menos acidentes após obtenção da carteira do que aqueles que não fizeram uso do equipamento.

De acordo com o Ministério das Cidades, a maior parte dos acidentes está associada à imprudência ao volante, que engloba desobediência à sinalização, abuso da velocidade e direção sob efeito de álcool. Outra parcela dos acidentes ocorridos no Brasil credita-se à falta de competências para a direção.

"Com o uso do simulador, os pretendentes à obtenção da permissão para dirigir na categoria B poderão passar por simulações que permitam verificar, antes das aulas práticas, se o condutor tem domínio do veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, em condições normais ou adversas e situações imprevistas ou de emergência, conforme as normas gerais de circulação e conduta previstas no Capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro", informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os simuladores só poderão ser usados pelas autoescolas se previamente certificados e posteriormente homologados pelo Denatran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.