segunda-feira, 13 de maio de 2013

-APRENDA ALGUMAS DICAS PARA NÃO DORMIR NO VOLANTE.




Sabe quando você diz que está “bêbado de sono”? A expressão tem sentido se observado que sonolência e fadiga são causas diretas de 60% dos acidentes de trânsito no País, segundo Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor do departamento de medicina ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Ou seja, dirigir com sono é uma combinação tão perigosa quanto a mistura de direção e consumo de álcool, como atesta a Associação Brasileira do Sono. Mas você sabia que existem algumas táticas para não dormir ao volante? Veja como lidar com o cansaço extremo:

Não fique parado

Faça exercícios físicos enquanto o carro estiver parado. Você pode aproveitar os intensos congestionamentos para fazer exercícios de ginástica laboral. “Dirigir é uma atividade que consiste em postura incorreta e movimentos repetitivos, então, sempre que puder, o motorista deve fazer exercícios para melhorar a oxigenação e melhorar a articulação dos tendões”, aconselha Alves Júnior. “É bom se espreguiçar, projetar o tórax sobre o volante fazendo com que a coluna

seja movimentada a fim de não ter não ter dores lombares. Tracione os joelhos próximo ao tórax lateralmente. Eleve os braços para trás da cabeça para alongar membros superiores”, recomenda.

Pare e descanse

Se o sono estiver muito intenso é melhor parar o veículo e descansar. Se mesmo com os exercícios você ainda permanecer com sono, não dê chance para o perigo. Pare o carro em um local seguro e descanse.

Café não resolve

Nem pense em apelar para o café. Ele pode prorrogar o tempo que você fica atento, mas não evita a sonolência. Quem acredita que fumar pode evitar o sono, também está enganado. Há ainda motoristas, principalmente de caminhões, que devido a longas horas de viagem, usam anfetaminas ou rebite, como costumam dizer. Na verdade, isso é uma agressão ao corpo uma vez que o sono configura uma necessidade orgânica, segundo o médico da Abramet.

Repouso é importante

Priorize uma boa noite de sono. “Passamos pelo menos um terço da vida dormindo, e assim que deve ser”, ratifica o médico, ao lembrar a importância de uma noite de sono de, no mínimo, cerca de 7 horas e 40 minutos. “Só assim consegue-se recompor o organismo em matéria de equilíbrio dos hormônios e condicionamento dos neurotransmissores. Eles são fundamentais para a atividade de dirigir já que configuram estímulos visuais e auditivos.”

Ajuda profissional

Tem muito sono durante o dia? Procure um especialista. Se você boceja com frequência diariamente e ronca durante a noite, pode sofrer de uma patologia chamada de apneia obstrutiva do sono. Segundo Alves Júnior, o ronco faz com que a oxigenação do sangue para o cérebro seja deficiente. Há pessoas que fazem pausas respiratórias de 5 segundos. Isso faz com que o sono não seja profundo, mas sim superficial. Por isso, o dia dessa pessoa vai ser sonolento, o que configura grande perigo ao volante.


Fonte: A crítica

Um comentário:

  1. Seria de suma importância a comunidade florianense, através de voluntários e outras entidades diversas, promover uma campanha com parcerias, no sentido de alertas o povo que possui veículos, carros, motos, bicicletas e até pedestres para valorizar a sua rotina, para prevenir situações difíceis como acidentes de trânsito, principalmente.

    Lamentamos o prematuro acidente que vitimou o nosso amigo CHICO LISTA. Isto poderia ter sido evitado, se os motoristas nas estradas observasem e monitorassem melhor suas conduções, respeitando a velocidade e as leis de rotina.

    É lamentoso, é triste e ninguém toma a iniciativa, ninguém chama a responsabilidade.

    Até quando?

    Janclerques@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.