segunda-feira, 17 de setembro de 2012

-SAIBA QUANDO É A HORA CERTA DE TROCAR O PNEU DA MOTO.

Pode-se dizer que o pneu  é o principal componente de uma motocicleta. É ele quem dá a estabilidade e garante o equilíbrio do motociclista. Por isso, é importante ficar de olho no borrachudo, verificando o seu desgaste e sempre calibrando, para garantir a segurança do condutor e do garupa, além de aumentar a sua vida útil. E quando chegar a hora de trocá-lo é importante saber qual o tipo específico para a sua moto.
Calibrar os pneus e verificar o desgaste. Essas são as dicas para quem quer se sentir seguro na moto. “Tudo depende do uso da motocicleta, mas o ideal é fazer a calibragem uma vez por semana verificando a pressão de cada um no manual do proprietário”.
Quanto ao momento da troca, todo pneu possui sulcos – as fendas na superfície de contato -, que garantem a aderência, principalmente em dias de chuva. Um pneu “careca” representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas. “Quando estes sulcos estão muito desgastados, a moto perde aderência e o risco de acidente é eminente”.
Para saber a hora certa de trocar o pneumático da moto é interessante fazer a inspeção visual. Mas, como o desgaste da banda de rodagem não acontece por igual, todo pneu possui um sigla chamada TWI (Tread Wear Indicator – Indicador de desgaste). Essa marca indica o desgaste máximo que o pneu pode ser usado. Quando esse limite é alcançado, ele deve ser substituído imediatamente.
Tanto para quem usa muito a motocicleta, quanto para quem vai apenas para o trabalho, é necessário verificar o desgaste do item.

FONTE: Vrum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.