segunda-feira, 7 de maio de 2012

-MONITORAR OS PNEUS É QUESTÃO DE SEGURANÇA.


Seja no dia a dia do trânsito das cidades ou nas estradas, pilotar motocicletas com pneus carecas é um perigo iminente. É para avisar os condutores sobre qual a hora certa de trocá-los que as fabricantes adotam o Tread Wear Indicator (TWI).
O TWI é um indicador de desgaste caracterizado por um filete de borracha localizado nos flancos dos pneus originais. Assim, quando os gomos atingirem a altura do filite é sinal de que os pneus estão carecas e chegou a hora de substituí-los.
O instrutor de pilotagem defensiva Carlos Beto, proprietário, já organizou diversas ações em prol da segurança de motociclistas, explica que pneus carecas provocam a falta de aderência das motocicletas e prejudicam a frenagem do veículo.
Segundo Beto, os riscos se tornam ainda maiores em dias de chuva. “Com a pista molhada, os pneus não drenam a água corretamente e as chances de aquaplanagem e quedas aumentam de forma considerável”, alerta.
Calibragem
Outro cuidado a ser observado ao conduzir motocicletas é a calibragem dos pneus. “Quando não devidamente calibrados, a derrapagem em curvas e quedas são quase certas”, diz o instrutor de pilotagem defensiva. Cada montadora especifica no manual do proprietário qual a calibragem correta.
Fonte: O Diario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.