sábado, 14 de abril de 2012

-PLACAS REFLETIVAS SÃO OBRIGATÓRIAS EM TODO PAÍS.


Desde domingo, 01 de abril, é obrigatório o uso de placas e tarjetas refletivas em carros e motos. A Determinação do Conselho de Transito (CONTRAN) é valida em todo país. A nova lei vale para veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para usados que foram transferidos de município.
Hoje, a placa pintada custa cerca da metade do preço de uma placa refletiva. A pintada custa cerca de 50% do valor da placa refletiva por isso as refletivas eram pouco procuradas. “Quando não era obrigatório não procuravam muito, pelo custo, alguns até optavam pelas refletivas, mas não por uma questão de segurança e sim de estética, ela acaba sendo mais bonita que a pintada”.
Para as motos já existe a obrigatoriedade desde 2008, as mudanças nesse caso ficam no tamanho. A altura passará dos atuais 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm, haverá mudanças também no tamanho das letras que passam de 4,2 cm para 5,3 cm de altura.
A medida deve facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película especial que reflete a luz favorece a visibilidade em dias chuvosos ou à noite. “A mudança ajuda na identificação e também permite visualizar melhor a distância dos demais veículos”.
Motoristas que não cumprirem a lei serão punidos com multa e perda de pontos na CNH por infração média, o veiculo será aprendido até que seja efetuada as mudanças necessárias.
Fonte: Jornal Novo Tempo

Um comentário:

  1. Comprei um veículo em Dezembro de 2012 e o Detran o emplacou com as placas pintadas, essa comum, e já estava em lei obrigatória desde Abril, de quem é a falha?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.