sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

-PARA PEDALAR EM RUAS E AVENIDAS É PRECISO RESPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO.

Em Itapetininga, no interior de São Paulo, a Associação Ciclística da cidade estima que existam cerca de três mil pessoas que, todos os dias, usam a bicicleta como meio de transporte.
A preocupação é sobre os acidentes que ocorrem rotineiramente. No último domingo (22), a equipe do G1 flagrou o atropelamento de um ciclista. Um homem de 65 anos, foi atingido por um caminhão no momento em que passa com sua bicicleta pela faixa de segurança. O Corpo de Bombeiros socorreu o idoso, que, embora bastante assustado, não teve ferimentos. “Eu estava passando pela faixa, quando o caminhão fez a curva e me pegou”, conta ele.
Muitos ciclistas como esse aposentado, muitas vezes sofrem acidentes por falta de consciência de motoristas. O vendedor Rogério Corrêa, é outra vitíma da falta de respeito que os motoristas tem com os ciclistas nas ruas e avenidas das cidades. Ele conta que faz treinos de bicicleta e tem que ter muito cuidado com os carros. “ Esses dias eu estava treinando e um carro passou tirou uma fina de mim”, relembra ele.
Se na maioria das vezes não é possível evitar os acidentes, o jeito então é se proteger com os equipamentos de segurança. O empresário Armando Júnior é dono de uma bicicletaria. Segundo ele, o manual de segurança recomenda o uso de capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras. “Esses itens ajudam a proteger em caso de impactos”, comenta.
Mas nem sempre os acessórios são bem vistos pelos ciclistas. A estudante Lilian Ferreira participa de um grupo de ciclistas formado só pro mulheres. Elas pedalam todas as semanas. Ela afirma que quando chega nova integrante, o pirmeiro trabalho é convencer sobre a imortância dos itens de segurança. “ Tem gente que não usa porque tem vergonha. Mas não pode ser assim”, alerta.
Regras
Os amantes das bicicletas não podem sair pedalando como bem entendem. É preciso seguir regras. Algumas delas são: andar no sentido dos carros, parar no semáforo e dar sinal quando fizer uma conversão no caso de locais onde não existam ciclovias.
Já nas ciclovias, é preciso obedecer a sinalização de solo, assim como a existente nas ruas: faixa de pedestre, atenção em cruzamentos e paradas em locais com semáforos.
Projetos em Itapetininga
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento de Itapetininga, existe projeto para implantará ciclovias nas Marginal do chá, próximo ao Recinto de Exposições ‘Acácio de Moraes Terra’. Atualmente, o projeto da obra passa pelo processo de licença ambiental.
Já na avenida Wenceslau Braz, a previsão é fazer uma pista de caminhada e outra ciclovia, com dois quilômetros.
Um plano para uma malha nos principais acessos e avenidas da cidade também será desenvolvido com oitenta quilômetros voltados para as bicicletas.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.