quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

-MOTORISTA DE AMBULÂNCIA: PROFISSÃO PERIGO.

Motoristas de veículos de emergência (ambulâncias, motolâncias e etc.) são profissionais que se diferenciam de outros de sua categoria, pois costumam passar 24 horas sob tensão, já que trabalham envolvidos com a responsabilidade de conduzir pessoas em situações de vulnerabilidade. Algumas vezes apenas uma remoção para realização de exames, outras vezes situações em que um quilômetro ou mesmo um minuto, podem fazer a diferença entre a vida e a morte.
Esses profissionais conduzem pacientes pelo interior do Estado, e para os hospitais de Campo Grande, em busca de tratamentos específicos. “O curso de formação dá condições ao condutor de fazer uso de comportamentos preventivos e procedimentos em casos de emergência, por isso é imprescindível que as empresas e prefeituras contratem profissionais que já tenham feito o curso, visando ter um profissional consciente do comportamento seguro no trânsito, uma diferença que pode poupar vidas”, pondera a coordenadora do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat, Ronilda Resende.
A Legislação
Segundo a Resolução do Contran, nº 168, de 14 de Dezembro de 2004, o condutor de veículo de emergência deverá ter que apresentar certificado de conclusão de curso específico para essa atividade. O curso desenvolvido pela Unidade do SEST SENAT de Campo Grande tem uma jornada de 60 horas/aula, com grade curricular nas seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito e Relacionamento Interpessoal, Prática Operacional.
Para participar do Curso, os condutores devem estar atentos às exigências previstas na Legislação:
- Ser maior de 21 anos;
- Estar habilitado em uma das categorias “A”, “B”, “C”, “D” ou “E”;
- não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses;
- não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Um comentário:

  1. Prezado Amigo Motorista de Ambulância,
    Nossa proposta de realização de uma Audiência Pública JÁ ESTÁ PUBLICADA no Portal e-Cidadania do Senado Federal. A melhor forma de garantirmos o bom desempenho de nossa proposta é divulgá-la entre a categoria e amigos.
    Proposta de Audiência Pública:
    Regulamentação da profissão dos condutores/motoristas de ambulâncias do país.

    link:
    https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopropostaaudiencia?id=8441

    Grande abraço do amigo

    Luiz
    motorista de ambulância

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.