terça-feira, 22 de novembro de 2011

TECNOLOGIA DE TRANSPORTE INTELIGENTE PODE DIMINUIR EM 90% OS ACIDENTES DE TRÂNSITO.


 

As Tecnologias de Transporte Inteligente poderiam eliminar 90% de todos os acidentes automobilísticos se fossem instaladas nos veículos e nas estradas, segundo especialistas do IEEE. Outro benefício esperado é a redução de 20% a 30% no consumo de combustível em todo o mundo nos próximos cinco anos usando a “rota ecológica”.
Entre a tecnologia eletrônica e de computação citadas como exemplos para melhorar o trânsito nas cidades estão um aparelho de visão instalado no carro para detectar motoristas sonolentos, um sistema de alerta de pista comprometida e uma comunicação de segurança de veículo para veículo. Porém, de acordo com a organização, esses sistemas ainda não são adotados por causa do alto custo, que deve diminuir de modo que os consumidores de classe média possam ter acesso a esses recursos.
“Sistemas integrados atuais, sensores e tecnologia de processamento avançado tornaram nossos veículos e estradas mais seguros, mas integrá-los em nossos veículos e estradas tem sido um processo lento”, diz Azim Eskandarian, membro e diretor do IEEE do Centro de Pesquisa de Sistemas Inteligentes da Universidade George Washington, em nota oficial enviada à imprensa. “No entanto, dentro de dez anos, como os custos de tecnologia continuarão a cair, nós poderíamos ver melhorias significativas na segurança, no rendimento do veículo e na conservação de energia – especialmente nas áreas em desenvolvimento do mundo.”
A redução de consumo de combustível vem a partir do sistema de GPS do veículo que permitirá que os motoristas selecionem suas rotas de destino de acordo com a eficiência da energia.
Dr. Eskandarian diz que outros desafios na adoção desses sistemas incluem a aceitação do mercado e uma eventual responsabilidade em torno de tecnologias que podem assumir controle total ou parcial do veículo, tais como prevenções de colisão e programas de assistência ao motorista, como frenagem automática. No entanto, elas podem seguir o trajeto do air bag do lado do motorista – e do passageiro – e dos sistemas de frenagem (ABS), os quais, inicialmente oferecidos como recursos opcionais, são, hoje, medidas de segurança aprovadas, tornando-se, muitas vezes, padrão em praticamente todos os carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.