terça-feira, 9 de junho de 2009

SEM FREIO.

Imagine você dirigindo por uma reta na estrada, quando está no fim dela, você pisa no freio, mas não acontece nada. Você pisa várias vezes e nada de frear. Você está sem freio, mas o que fazer?
Nos carros de hoje, quando você pisa no freio, você pressiona um pistão que empurra o fluído de freio para o cilindro mestre, que pressuriza o fluído. Depois passa por tubos finos, que se chamam tubulações de freio, até chegar aos pistões em cada roda. Esses pistões aplicam pressão sobre as pastilhas de freio, que comprimem um disco ou um tambor para parar o carro.
Nesses casos a primeira coisa a fazer é tentar pisar várias vezes no pedal de freio, pois você pode conseguir mandar fluído suficiente para o sistema manter as coisas sob controle.
Não conseguindo mandar o fluído, a segunda opção é tentar o feio de emergência, mas se as tubulações de freio estiverem cortadas e você descobrir que o freio de emergência também não está funcionando você está com um grande problema.
A próxima tentativa é diminuir a velocidade usando a transmissão, reduza uma marcha, espere a velocidade diminuir e depois reduza mais uma.
Se nem assim der certo, você tem que fazer alguma manobra que pode prejudicar o carro, como ir para algum canteiro central com grama, raspar o carro na parede e contar muito com a sorte.
Para não correr esse risco, é imprescindível verificar sempre se não existem vazamentos e se não está faltando fluído de freio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.