domingo, 14 de junho de 2009

O QUE FAZER EM ACIDENTES.

Já viu algum acidente, participou ou foi vítima? Os acidentes acontecem sem aviso prévio, e quando estamos perto ou participando deles muitas vezes não sabemos o que fazer.
Em um acidente grave é usado o termo “hora dourada”, a vítima tem mais hipóteses de sobreviver se estiver na cirurgia no espaço de uma hora após o acidente. Os para-médicos são os que devem tratar da vítima, mas existem cuidados básicos que qualquer um pode ter até o socorro chegar.
- Mantenha a calma, respire fundo e pense!
- Chame a ambulância, se não puder peça para alguém.
- Estabeleça comunicação com a vítima e tente acalma-la.
- Trânsito - peça para pessoas coordenarem o trânsito, especialmente se for perto de alguma curva, onde condutores podem não ter tempo para parar.
- Materiais perigosos - Óleos e combustíveis na pista podem causar outro acidente, pois é escorregadio. Como será difícil limpar, avise as pessoas antes que elas pisem.
- Cabos de alta-tensão - se cabos estiverem em volta ou perto da vítima, entre em contato imediatamente com a empresa local para que desative a energia.
- Fogo - As pessoas costumam a fumar mais quando está sob stress, peça para essas pessoas se afastarem dos materiais inflamáveis.
- Pergunte como a vítima se chama, onde ela está e em que dia da semana estamos. Registre as respostas para dar aos para-médicos.
- Registre os dados como: nome completo; parente mais próximo e telefone; idade e data de nascimento; médico de família; alergias; se toma algum medicamento ou se é tóxico-dependente; última refeição e há quanto tempo a tomou; se ela recorda como ocorreu o acidente. E entregue aos para-médicos, pois a vítima pode ficar inconsciente.
- Quando a ambulância chegar, passe todas as informações para os para-médicos sem esconder nada, os para-médicos não são agentes da lei e escondendo coisas como consumo de drogas ou álcool só ira prejudicar a vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.