quinta-feira, 4 de junho de 2009

DICAS PARA EVITAR ASSALTOS NOS CRUZAMENTOS.

Segue então algumas dicas para prevenção de assaltos durante o deslocamento com o carro:
1-) Dirija sempre com os vidros do automóvel fechados e as portas e porta-malas travados.
2-) Evite trafegar por áreas consideradas perigosas e não faça sempre o mesmo caminho. Defina o itinerário antes de sair. Use o guia de ruas em vez de parar várias vezes para perguntar o caminho a estranhos.
3-) Nunca deixe pacotes, bolsas, pastas ou qualquer artigo que possa chamar a atenção no interior do veículo. Guarde esses objetos no porta-malas, longe da vista dos ladrões.
4-) Evite falar ao celular, pois esse ato demonstra desatenção. O cidadão se torna uma “presa mais fácil”.
5-) Tenha especial cuidado com ?motoqueiros suspeitos? que param ao seu lado. É comum sabermos de assaltos praticados por marginais em motos, principalmente quando levam um comparsa na garupa.
6-) Ao trafegar por locais desertos, especialmente à noite, e ao perceber que o pneu furou ou ao se deparar com bloqueios de pedras ou outros objetos no caminho, não pare. A chance de ser uma armadilha é enorme. Buzine, acelere o carro, tente se livrar dos obstáculos e procure fugir, mesmo com o risco de danificar o veículo. Quando sentir-se em segurança, avise a polícia.
7-) Não abra os vidros do seu automóvel para pedintes e vendedores ambulantes que, muitas vezes, são assaltantes disfarçados e não se iluda com as aparências.
8 -) Não pare para discutir pequenas batidas quando achar a situação suspeita, principalmente à noite.
9-) Os ladrões costumam arremessar objetos na pista ou nos veículos com o intuito de forçar uma parada. Se suspeitar algo de estranho, não pare e dirija-se a um lugar seguro onde poderá verificar os danos.
10-) Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade, tente uma ação evasiva, busque um posto policial e peça ajuda.
11-) Ao parar em semáforos, redobre a atenção, permaneça com a primeira marcha engatada e observe a aproximação de pessoas, mesmo que não lhe pareçam suspeitas. Se possível, diminua a velocidade do veículo, de forma a poder aguardar a abertura do semáforo sem ter de parar o carro completamente.
12-) Se não for possível evitar a parada completa do carro, procure manter uma boa distância da esquina e/ou do veículo a sua frente. Desse modo, em caso de bloqueio ou de um suspeito se aproximar, terá tempo e espaço para tentar uma manobra evasiva.
13-) Em avenidas de mão única, evite parar nas pistas da esquerda ou da direita. Procure utilizar a pista do meio. Se possível, não seja o primeiro da fila.
14-) Mantenha constante contato visual com quem está na sua retaguarda, utilizando-se dos retrovisores. Agindo assim, poderá se antecipar a uma possível ação criminosa.
15-) Se possível, procure um curso de direção defensiva, ofensiva e evasiva para se aperfeiçoar na condução de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.