sexta-feira, 29 de maio de 2009

VAI COMPRAR UM USADO?

Você que optou por comprar um carro usado deve tomar alguns cuidados para fazer uma boa compra. Além de verificar a parte mecânica e a carroceria do veículo, é preciso certificar a procedência e a situação legal do veículo.
Comprar um carro usado e, depois de um tempo descobrir que ele estava com a documentação irregular é sem dúvida uma grande dor de cabeça. Algumas lojas vendem o veículo mesmo estando alienado.
Para evitar este tipo de problema o cliente deve tomar alguns cuidados:
Procure se informar sobre a loja
É importante pegar referências sobre o estabelecimento com amigos que já tenham feito negócios com a loja.
Procure também informações em fontes confiáveis, é possível fazer uma busca no site do Procon para saber se existe alguma reclamação contra a empresa, e também no site reclameaqui em que o próprio cliente faz a reclamação e as empresas entram para responder o que ocorreu e se há uma solução para o problema.
Faça o levantamento dos documentos Pegue o número do Renavam para verificar se o carro tem alguma restrição financeira ou judicial
Confira a placa e o número do chassi
Certifique-se que o número da placa do carro e do chassi são os mesmos que estão no documento do veículo.
Consulte o licenciamento e as multas do veículo Pela internet é possível verificar se o veículo tem multas a pagar e se já foi pago todas as parcelas do licenciamento.
Digite o Renavam no sistema de consulta do Detran de cada estado.
Exija um documento de garantia de compra
Exija da loja um documento declarando que o carro está licenciado e livre de multas para garantir a procedência do veículo.
Entre em contato com a financeira Se a compra for financiada, entre em contato com a financeira e verifique se a loja é de confiança.
Tenha mais cuidado nos feirões e vendas diretas Na compra direta com o proprietário ou em feirões, antes de fechar o negócio, levante toda documentação e redobre os cuidados anteriores.
Não se esqueça de verificar as condições mecânicas do veículo Leve a um mecânico de confiança para ele verificar o estado de conservação do carro e suas peças, se o veículo já foi batido e se a quilometragem não foi alterada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.