quinta-feira, 21 de maio de 2009

DEFICIENTES FÍSICO E A CNH ESPECIAL.


O Blog retoma este tema buscando fornecer mais informações a todos, para que assim consigam conquistar um direito básico de ir e vir:
Procedimentos para se tirar a CNH especial e ter os impostos retirados do valor do automóvel, o motorista deverá passar por as mesmas etapas de tirar uma CNH normal, a única diferença é que uma junta de médicos irá examinar a extensão da deficiência e se de fato esta pessoa precisa ter seus impostos retirados.Sendo assim, o solicitante deverá procurar uma
clínica credenciada especial para deficientes para realizar o exame médico e psicotécnico.Após obter o resultado, é necessário fazer a matrícula em um CFC credenciado que possua um veículo adaptado para o tipo de deficiência constatada. Aqui em Floriano não tenho conhcimento de nenhum. Alteração na CHN caso o solicitante já possua a CHN e precise fazer uma alteração para uma CHN Especial, é necessário passar por um exame médico e prático que irá avaliar se o motorista é apto a dirigir nesta nova situação. A diferença entre a CHN e a CHN Especial e de que a última está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.
Isenção de Tributos com a CNH Especial em mãos, o condutor deve requerer em uma clínica credenciada autorizada a realizar o exame médico a emissão de um laudo para isenção. Além disso, deverá buscar na Delegacia da Receita Federal uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais.
Quem poderá retirar a Habilitação Especial? Os solicitantes, que devem demonstrar que possuem uma deficiência ou problema de saúde que necessitem a compra de um automóvel com características especiais. Podem ser pessoas com paralisia, membros amputados, pessoas de idade mais avançada com problemas nas articulações, até vítimas de câncer de mama, por exemplo, que tiveram o seio retirado e o médico recomenda que não se faça esforço excessivo para que nódulos não reapareçam. O importante é que fique comprovado que o solicitante consiga dirigir, e que de fato tenha alguma deficiência.

Um comentário:

  1. Minha filha não consegue tirar a carteira de motorista para deficiente fisico, pelo fato que na cidade de Sao Leopoldo RS, não possuir carro adaptado para as aulas práticas o que fazer?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.