terça-feira, 28 de abril de 2009

VEÍCULOS COM ETIQUETAS DE CONSUMO.

O consumo de combustível tem uma relação quase direta entre a queima e a emissão de gases que provocam as mudanças climáticas.
É claro que tecnologia e tipo de combustível usado nos veículos alteram essa conta.Mas saber quanto um carro consome já é um passo importante para decidir como se pode colaborar com a redução poluentes e gases-estufa.
Para facilitar a escolha dos consumidores, a Petrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentaram nesta sexta-feira, os primeiros veículos que receberão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) com dados sobre o desempenho em relação ao consumo de combustível na cidade e na estrada.
Os carros são classificados de A a E, sendo A o mais econômico. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.
A etiquetagem veicular incluirá o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos, como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia.
Cinco fabricantes de veículos que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors, Honda, Kia e Volkswagen) foram os primeiros a se inscrever no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.