domingo, 5 de abril de 2009

PIONEIROS NO BRASIL.

PRIMEIRO AUTOMÓVEL E ACIDENTE
Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto, foi quem trouxe o primeiro autómovel para o Brasil, em 1893, um Daimler a vapor. O primeiro acidente foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore no ano de 1897.
LOMBADA ELETRÔNICA CURITIBANA?
A primeira lombada eletrônica do Brasil foi instalada em Curitiba, capital do Paraná, em 20 de agosto de 1992
PRIMEIRA "RODOVIA" BRASILEIRA?
A primeira estrada macadamizada (pavimentada) do País surgiu em 23 de julho de 1861 com a rodovia União Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais.
PRIMEIRO TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA?
Em 1893, na cidade de Salvador -BA, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel e para transportar os doentes do antigo Hospital para o novo, foram utilizados bondes especiais (de tração animal), emprestados pela empresa que fazia o transporte de passageiros da cidade. A distância era de aproximadamente 5 km.
INÍCIO DO USO DO ÁLCOOL?
Pró-Álcool - O Programa Nacional do Álcool foi iniciado em 1975, quando o preço do barril de óleo cru subiu muito por causa de conflitos no Oriente Médio. Imaginava-se que os preços permaneceriam tão elevado que a busca de combustíveis alternativos se tornou mania mundial. O Brasil teve a idéia de usar álcool nos carros e a colocou rapidamente em prática. Os primeiro modelos de carro a álcool foram lançados em 1979. O governo incentivou a produção do combustível vegetal e subsidiou o preço dos carros e do próprio álcool na bomba dos postos.? A adição do álcool à gasolina não é recente no Brasil, como se supõe. Foi tornada obrigatória por decreto de 1931, na proporção de 5 por cento. Ao tempo da Segunda Guerra Mundial, a percentagem chegou a elevar-se até 60%, baixado depois para uma média de 2,5 por cento. Foi a partir de 1971 que o teor mínimo de 16,2% tornou-se obrigatório, elevando-se posteriormente até atingir os 24 por cento de hoje. O Rio Grande do Sul é o único Estado da Federação que não usa o álcool como aditivo. Por estar muito distante das destilarias, o que encareceria o produto, obteve a permissão legal de trocá-lo pelo mtbe (éter metílico terc-butílico), que produz em seu pólo petroquímico de Triunfo.

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