sexta-feira, 17 de abril de 2009

DESVENDANDO OS MITOS.

Nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros. Algumas existem realmente e outras foram criadas pelo imaginário popular, vamos desvendar estes mitos:

Dirigir sem camisa pode?
Pode. Os motoristas precisam obedecer a uma série de regras para dirigir, mas nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros.

Andar na “banguela” pode?
Não pode. Muita gente não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração leve sujeita a multa, é uma imprudência que pode custar a vida.

Grávidas podem dirigir?
As gestantes acabam ficando com medo de dirigir, mas de acordo com o código atual não existe restrição alguma. Esse receio deve existir por causa do antigo código de trânsito, que proibia a grávida de dirigir a partir do quinto mês.

Dirigir descalço?
Uma questão que faz parte da cultura popular é a permissão ou não para dirigir descalço. Pois saiba que qualquer condutor pode dirigir sem sapatos. É permitido dirigir descalço tanto na estrada quanto na cidade.
No artigo 252 é destacado apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares.
Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na CNH e paga multa de R$ 85,13.

2 comentários:

  1. Grande Hélio !!!

    Passei uns dias sem acessar ao Blog,aqui em casa tanto o Notebook como o PC estavem com problemas.Mas estou de volta, lendo os seus textos.

    Não esqueci da cachaça mineira.

    Abraços fraternos meu amigo.

    Laureno Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. OK, Laureno estive agora mesmo com o Jair lá no ponto de encontro dos domingos (Delcy) e falamos justamente na cachaça mineira. Obrigado por acessar o nosso blog, esse é gás que nos motiva mais ainda a seguir em frente com o nosso trabalho em relação ao trânsito.Não deixe de comentar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.