sexta-feira, 6 de março de 2009

PERMISSÃO PARA DIRIGIR. (PPD)

Muita confusão em relação a Permissão Para Dirigir (PPD) está rondando os Centros de Formação de Condutores e os novos motoristas. Desde janeiro algumas mudanças aconteceram no Curso de Primeira Habilitação, mas nada mudou no que diz respeito as regras para a Por enquanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não restringe a PPD. O condutor pode dirigir como se fosse a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até mesmo em rodovias. A única diferença é que ao final de um ano, o condutor receberá a CNH, desde que não tenha, neste período, sido multado por qualquer infração gravíssima ou grave, nem seja reincidente em multa por infração média. Se incorrer em um destes casos, o candidato terá que reiniciar todo o processo de habilitação.
A confusão foi feita porque na mesma época das mudanças da Res.285/08, os veículos de comunicação divulgaram um Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso e que prevê a proibição de se transitar com a PPD em rodovias, exceto em perímetro urbano, e também aumenta o prazo da Permissão para dois anos. Vale ressaltar que este Projeto ainda não foi aprovado e por isso não está em vigor.
Acredito que muito em breve essas regras mudem e se torne um pouco mais difícil obter a CNH permanente, mas que fique claro por enquanto nada mudou em relação a PPD.

37 comentários:

  1. CARO HÉLIO MUINTO BEM ESPLICACO A DUVIDA DA PERMIÇAO,PARA DIRIJI ,OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Marcos feliz fico eu em saber que tem alguem lendo nossas notícias e obrigado pelo comentário, coloca a tua cidade da próxima vez.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Samuel Parisenti, pelo teu comentário muito mais alegre fico eu em saber que tirei sua dúvida.

    ResponderExcluir
  5. valeu pelo esclarecimento, muito útil o tópico. só mais uma pergunta, vc sabe aonde posso encontrar isso no codigo de transito brasileiro ou em algum outro regulamento?

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelo post, foi muito util e me esclareceu muto sobre essa duvida. mas, aonde posso encontrar especificamente esse assunto no codigo de transito brasileiro?

    ResponderExcluir
  7. Ao meu amigo e instrutor Leonardo.
    A confusão foi feita porque na mesma época das mudanças da Res.285/08, os veículos de comunicação divulgaram um Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso e que prevê a proibição de se transitar com a PPD em rodovias, exceto em perímetro urbano, e também aumenta o prazo da Permissão para dois anos. Vale ressaltar que este Projeto ainda não foi aprovado e por isso não está em vigor. É um projeto que esta tramitando na câmara.
    SGT HÉLIO.

    ResponderExcluir
  8. Caso seja aprovado neste mês de junho, aqueles que tiraram a PPD em maio, também aplicará a nova lei?

    ResponderExcluir
  9. Sargento estamos no final de junho e ai saiu essa lei? ou não?

    ResponderExcluir
  10. Hoje é junho, e ai foi aprovado a Lei?

    ResponderExcluir
  11. Emanoel ainda não tenho informações sobre esse projeto de lei, mas como se trata de projeto vamos aguardar mais um pouco.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  12. sgt ´Hélio ;minha ppd venceu já faz dois anos e ainda não renovei .gostaria de saber se ainda posso renovar e como faço

    ResponderExcluir
  13. MINHA PPD ESTÁ VENCIDA DESDE JANEIRO 2007, GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE SER RENOVADA NORMALMENTE, OU TEREI QUE FAZER TODO O PROCESSO DE NOVO? DESDE JÁ AGRADEÇO SE FOR ATENDIDA.

    ResponderExcluir
  14. Rosana primeiramente obrigado pela postagem no nosso blog, em relação a PPD, pode sim renovada, basta ir ao Detran e não precisa fazer mais nada só pagar as taxas é claro.

    ResponderExcluir
  15. OI,

    Passei um carro para meu nome em 03/2008.Em 07/2008 tirei a CNH e no mesmo mês recebi uma multa por falar ao celular datada de 04/2008, ou seja, antes de ter tirado a cnh. Que posso fazer para não ficar com esta multa. Já que não estava dirigindo.

    ResponderExcluir
  16. amigos to tirando minha ppd e tenho duvidas que estradas posso dirigir certo moro em resende rio e cortada pela via dutra entao posso trafegar por ela e ir e vir a outros municipios vizinhos que ela faz a ligaçao ne

    ResponderExcluir
  17. Sgt. Hélio

    Obrigado pelos esclarecimentos, acabei de tirar a minha PPD, e fiquei muito preoculpada quando soube que não poderia dirigir em rodovias...
    Sempre que tiver novas informações, escreva novos artigos...

    Desde já meu muito obrigada...

    Att,

    Alcione Rios

    ResponderExcluir
  18. Estou iniciando o processo de PDD, tenho um carro com varias multas antigas vai atrapalhar agora?

    ResponderExcluir
  19. valeu pelo esclarescimento certo agora agora to tranquilo posso fazer meu axame na quarta dia 09 09 numa boa sgt este blog seu e muito importante para todos que o seguem certo vou sempre mi conectar com ele pra sempre estar informado certo um abraço a todos dai ate mais mineiro

    ResponderExcluir
  20. ola galera,minha ppd venceu em 2007,estou aqui em portugal,sera que ainda posso troca-la pela cnh definitiva?sera que é só pessoalmente?ou posso mandar alguem trocar por mim la no brasil?quanto tempo posso esperar ainda para troca-la sem precisar fazer tuudo de novo?obrigado

    ResponderExcluir
  21. obg sgt foi muito bom seu esclarecimento sobre dirigi com a ppd em rodovias pois tirei a minha recente eestava com duvidas sobre esse asunto mim chamo riquelme e moro me fortaleza ce

    ResponderExcluir
  22. Muito esclarecedor, tirou uma dúvida que eu também tinha. Obrigado.!

    ResponderExcluir
  23. valeu me tirou uma duvida q/ nem meu instruto
    da auto escola soube me responder.!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  24. valeu muito obrigado tiraram todas as minhas duvidas pois nao sabia se podia dirigir com a ppd em rodovias
    Raul Divinopólis MG

    ResponderExcluir
  25. hoje é outubro, e ai sargento foi aprovada a lei ?

    ResponderExcluir
  26. Olá, acabei de tirar minha permissão, mas cada pessoa me diz algo diferente, a lei que proibe os permissionarios a dirigir em rodovias, já está em vigor, se sim onde acho essa lei, já que não esta nos livros de legislação que estudei para realização da prova teorica, me envie um email se alguem puder me responder (dojoredscorpion@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Procurei em muitos site essa resposta quanto a dirigir em estradas e consegui finalmente encontrar aqui...
    Como está o andamento da Lei?
    Como posso acompanhar essa votação?
    Tirei minha carteira agora dia 3 de fev de 2010...
    Ainda valem as regras antigas, de poder dirigir em estradas de modo geral?
    Obrigada
    marynamb@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Tirei minha ppd em fevereiro de 2010 e estou feliz em saber que não terei essas restrições.Mas nos deixe informados.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado por esclarecer minhas dúvidas.
    Seu texto está bem objetivo e claro.
    Demorei a achar algo que estivesse
    tão completo e que sanasse minhas dúvidas.
    Até então, claro. Muito bom!!! Parabéns!!!
    Acredito que a lei ainda não entrou em vigor.
    Só fiquei na dúvida quando vi a data da postagem.
    Caso houver mudanças neste, favor confirmar
    no e-mail: prismelo3@hotmail.com

    Att,

    Priscilla Melo

    ResponderExcluir
  30. oi tudo bem?? por favor.. tirei a permissao em sp.. to em minas e ainda nao tive condiçoes finaceiras para ir pegar a permanente.. eu posso pegar a permanente aqui em minas?? se tiver algum jeito, por favor me fala.. obrigado

    ResponderExcluir
  31. só precisava saber o que fazer pra receber a CNH ja que minha PPD vence hoje, 10.08.2010

    ResponderExcluir
  32. SGT. Herminio,
    Gostaria aqui, de agradecer desde já por a informação transmitida no blog, no que desrespeito a PPD.
    GRATO!

    Pedro juvencio

    ResponderExcluir
  33. Olá estamos em 2011 e eu gostaria de saber se ja foi aprovada esta lei q proibe dirigir com a PPP em rodovias.
    e-mail:larissa.azevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Eu também quero saber. Todos os sites só divulgam esse texto antigo de 2009.

    ResponderExcluir
  35. Larissa ainda não, mas posso ti afirmar quando sair nos que fazemos o blog seremos os primeiros há divulgar.

    ResponderExcluir
  36. queria saber por quanto dias eu posso dirigir com a ppd

    ResponderExcluir
  37. Quem possui PERMISSÃO,pode retirar veículo apreendido?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.