terça-feira, 10 de março de 2009

OLHOS-DE-GATO TORNAM O CARRO MAIS VISÍVEL.


Eles são obrigatórios na traseira dos carros, motos, caminhões e ônibus. Por ser itens de segurança, os retrorrefletores ou olhos-de-gato têm capítulo específico na resolução 227 do Contran, que trata dos sistemas de iluminação dos veículos.
Como não produzem luz própria, esses elementos sinalizam o carro rebatendo o facho dos faróis.
O funcionamento é simples. Formados por uma série de pequenos prismas, a luz entra em cada um deles e volta por causa do chamado fenômeno da reflexão total.
Com esse tipo de construção, esses componentes não dependem de superfícies espelhadas ou metalizadas, só da luz dos faróis que se aproximam.
Embora o princípio seja relativamente simples, integrá-los nas lanternas traseiras requer muita tecnologia, pois os chamados os olhos-de-gato estão em superfícies curvas e ainda assim têm de refletir a luz sempre para trás.
Todo carro precisa ter dois olhos-de-gato na traseira.
A cor vermelha é obrigatória e eles não podem ficar a menos de 25 centímetros do chão nem acima de 90 cm.
A distância entre ambos também não deve ser menor do que 60 cm. Podem estar integrados à lanterna ou sozinhos, no para-choque, por exemplo.
Para cumprir seu papel de segurança, eles precisam estar numa parte fixa da carroceria.
Isso porque, se estivessem numa tampa de porta-malas aberta, por exemplo, deixariam de refletir a luz. Pelo código de trânsito, eles têm de ter a parte externa lisa para facilitar a limpeza.
Os triângulos de sinalização, aqueles obrigatórios como o macaco e o estepe, também utilizam pequenos prismas para refletir a luz dos faróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.