terça-feira, 10 de março de 2009

O QUE ACONTECE SE ENGATAR A RÉ COM O CARROEM MOVIMENTO?

Essa é uma daquelas perguntas curiosas que surgem na cabeça de muitas pessoas. Enquanto dirige seu carro, você imagina que seria muito fácil mover a alavanca de câmbio para a posição “R” a qualquer momento.
Você provavelmente também nunca consideraria ser vencido por sua curiosidade, pois sabe que se tentasse poderia causar algum dano à transmissão do carro.
Antes vamos entender como funciona a “ré”:
O mecanismo de marcha ré de qualquer carro com transmissão manual é incrivelmente simples. Existe uma árvore que recebe movimento do motor e que possui uma engrenagem usada para a marcha ré.
Existe uma outra árvore que aciona as rodas e que também possui uma engrenagem para esse fim.
Para fazer a marcha ré, uma terceira engrenagem é literalmente empurrada entre aquelas duas engrenagens, ficando tudo engrenado. Essa terceira engrenagem faz a árvore que leva movimento às rodas inverter seu sentido de rotação, resultando no veículo dar ré.
Ou seja:
Se fosse realmente tentarmos engatar a marcha ré enquanto o carro trafega em uma rua ou estrada, aquela terceira engrenagem que precisa ser posicionada entre as duas tentará se engrenar com elas e uma estaria girando velozmente na direção contrária.O que você vai ouvir (e sentir na alavanca de câmbio) é um som de um forte arranhar causado pelos dentes golpeando-se uns contra os outros.
Todavia, não há como ocorrer o engrenamento e, assim, nada acontecerá. O câmbio não vai explodir.
O carro também não vai parar e andar de ré contra o tráfego. Normalmente, o único momento em você realmente consegue colocar o carro em marcha ré é quando ele está parado.
Todavia, alguns modelos possuem sincronizador de marcha ré e é possível engatá-la com o veículo andando para frente, mas em velocidade muito baixa, abaixo de 5 km/h

3 comentários:

  1. muito interessante...
    um grande abraço
    sgt filipino

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO FILIPINO PELA VISITA EM NOSSO BLOG.
    CONTINUI COM DEUS.

    ResponderExcluir
  3. sgt hélio
    gostei mt do seu blog....
    convido a fazer uma visita no BLOG DA RENATA/MG :http://renataaspra.blogspot.com/

    abraços :paulinho

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.