quinta-feira, 12 de março de 2009

MAS COMO FUNCIONA OS RADARES.

São três os sistemas utilizados para o registro de infratores por excesso de velocidade:
Radar fixo de velocidade: Na pista são instalados três sensores, também chamados de laços detectores, que formam um campo magnético. Eles estão ligados a um computador e à câmera fotográfica, geralmente instalada em um poste na lateral da pista. Quando o carro passa pelo primeiro sensor, o campo magnético é interrompido até que a massa metálica do veículo passe pelo segundo. Automaticamente o sistema calcula a velocidade do carro de acordo com o tempo de interrupção desse campo magnético. Caso a velocidade seja superior à permitida, a imagem captada pela câmera é digitalizada e registrada em um disco rígido, no instante em que o carro passa pelo terceiro sensor.
Radar móvel de velocidade: São duas as opções de equipamento móvel. Um funciona com dois feixes de laser, o computador dispara a câmera em função do tempo de interrupção dos feixes quando o carro passa, no caso de a velocidade ser superior à permitida. O outro modelo emite uma microonda oblíqua em um ângulo de 20 graus em relação à pista. O computador, então, calcula o tempo que essa onda leva para fazer o percurso. Os modelos móveis utilizam uma máquina fotográfica convencional e são capazes de fiscalizar até três faixas ao mesmo tempo. Porém não há o registro da imagem caso os sensores identifiquem mais de um carro passando pelo ângulo de fiscalização no momento do disparo.
Lombada eletrônica: A câmera é instalada em um totem, aproximadamente 15 metros à frente dos sensores, e a imagem registrada é da frente do veículo. O motorista sabe se está sendo multado, pois logo abaixo da câmera está um indicador digital com a velocidade do carro no momento exato em que passou pelos sensores. Se houver infração, uma luz vermelha se acende e um flash é disparado.
Lembre-se que os radares existem por falta de colaboração da população no trânsito que burlam as leis e arriscam a segurança de todos no trânsito. Dirija com cuidado e respeite os limites de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.