quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O PISCA -ALERTA

É um importante instrumento de sinalização presente em todos os veículos, sejam eles de passeio, utilitários, caminhões, ônibus ou motos. Sua correta utilização é fundamental para sinalizar aos demais motoristas que o seu veículo encontra-se parado ou que há possíveis perigos à sua frente na pista, diminuindo assim as chances de acidentes como engavetamentos ou qualquer outra ocorrência que coloque em risco a vida dos usuários das vias.
O Código de Trânsito Brasileiro, através do artigo 251, parágrafo 1º, prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência. Por tanto trafegar com ele em funcionamento constante é um erro. Há inclusive algumas situações nas quais o uso inadequado desse instrumento pode resultar em acidentes graves, como por exemplo, utilizá-lo em trechos onde há neblina. Devido à baixa visibilidade, o motorista que vem atrás pode ter a impressão de que o veículo está parado e, portanto, frear. Já o motorista que vinha atrás deste não ter tempo para frear e bater.
Na Europa é comum usar o pisca-alerta no caso de haver um congestionamento ou problema súbito qualquer numa estrada ou via principal. E assim que os motoristas dos carros atrás diminuírem a velocidade, tendo percebido o problema a frente, então quem acionou o pisca-alerta pode desligá-lo. Ninguém segue viagem com o pisca-alerta ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.